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QUESTÕES DE HISTÓRIA

São 100 Questões Comentadas de provas anteriores da ESA. Adquira agora e fique por dentro dos assuntos mais cobrados em História nas provas da ESA.

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Por que estudar questões comentadas?

Estudar a teoria é fundamental, mas as questões de provas comentadas são cruciais para aplicar seu conhecimento em situações práticas. Elas ajudam você a entender como os conceitos teóricos são realmente cobrados nas provas e a desenvolver habilidades de resolução de problemas.

Questões de provas passadas refletem com precisão o estilo, o formato e as armadilhas comuns usadas nas provas. Estudar com elas lhe dá uma visão valiosa sobre o que esperar, ajudando a reduzir o desconhecido e a aumentar suas chances de sucesso.

As questões comentadas fornecem explicações detalhadas para cada resposta, permitindo que você entenda o raciocínio por trás de cada alternativa. Isso é fundamental para identificar seus erros e melhorar seu desempenho nas áreas em que você está mais fraco.

As questões de provas passadas são uma fonte confiável de estudo, pois são elaboradas pelos mesmos organizadores do concurso. Elas representam o conteúdo real da prova e podem ajudar você a se familiarizar com o tipo de perguntas que encontrará.

Ao entender o raciocínio por trás das respostas corretas, você pode aprender a resolver questões mais rapidamente. Isso otimiza seu tempo de estudo e aumenta sua eficiência na resolução de perguntas semelhantes durante a prova real.

Conhecer as armadilhas comuns usadas nas provas ajuda a evitar erros bobos. Isso pode ser a diferença entre escolher a resposta correta e a resposta errada, aumentando significativamente suas chances de aprovação.

As questões de provas passadas continuam sendo relevantes, pois muitos tópicos e padrões de perguntas permanecem consistentes ao longo do tempo. No entanto, é importante complementar com a teoria atualizada para cobrir todas as bases.

Resolva algumas questões abaixo, leia os comentários e perceba a eficiência dessa técnica de estudos.

(ESA 2023) No final do século XIX, ocorreram a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana. Ainda que deflagradas em regiões diferentes do Brasil e tivessem aspectos conflitantes, como a questão da escravidão, estas rebeliões coloniais possuíam muitos pontos em comum e foram importantes na construção dos pilares que sustentariam o movimento de 1822. Dentre as propostas que convergiam, destaca-se a (o):

a) recriação da servidão.

b) apoio à imigração europeia.

c) rompimento da dominação da metrópole na colônia.

d) apoio ao movimento de fortalecimento do Império português.

e) divisão da colônia portuguesa na América entre os estados do Brasil e do Grão Pará.

RESPOSTA LETRA C. Tanto a Conjuração Mineira quanto a Conjuração Baiana tinham como objetivo principal romper com a dominação portuguesa sobre as colônias brasileiras. Ambos os movimentos buscavam a independência e autonomia política, econômica e social em relação à metrópole. Assim, a proposta de rompimento da dominação da metrópole na colônia era um ponto em comum entre essas duas revoltas.

Comentário sobre as outras opções:

a) recriação da servidão: Não há evidências de que as conjurações tivessem como objetivo a recriação da servidão. Pelo contrário, elas tinham aspirações emancipacionistas e anti-coloniais.

b) apoio à imigração europeia: A questão da imigração europeia não era um tema central nas conjurações, que estavam mais preocupadas com a libertação do domínio colonial português.

d) apoio ao movimento de fortalecimento do Império português: As conjurações eram movimentos contrários ao domínio português e buscavam a independência das colônias, portanto não tinham como objetivo fortalecer o Império português.

e) divisão da colônia portuguesa na América entre os estados do Brasil e do Grão Pará: Não há registros de que as conjurações tivessem como proposta a divisão da colônia portuguesa na América entre esses estados. Suas aspirações eram mais voltadas para a independência e autonomia em relação a Portugal.

(ESA 2023) O “Movimento Cabano” ocorreu na província do Pará e teve como ponto de partida as disputas pelo poder local. A Cabanagem foi uma grande revolta que se desencadeou no Período Regencial brasileiro. Isso pode ser percebido pelo número de pessoas que aderiram a este movimento. Entre os agentes sociais que integram a Cabanagem, estão:

a) a população pobre da província, índios, mestiços e negros da região, que viviam à beira dos rios, em condições miseráveis.

b) os grandes latifundiários, os integrantes do alto clero e os portugueses do reino.

c) os integrantes do clero regular e secular, os açorianos e portugueses do reino e uma camada de trabalhadores liberais.

d) a elite sertaneja, os grandes e pequenos latifundiários, os integrantes do alto clero e uma massa de povos mestiços e tapuios.

e) os povos açorianos, os brasileiros do reino, os integrantes das elites oligárquicas, os indígenas e os mestiços.

RESPOSTA LETRA A. A Cabanagem foi um movimento social de caráter popular que ocorreu na província do Grão-Pará (atual Pará) entre 1835 e 1840, durante o Período Regencial do Brasil. Este movimento teve como principais participantes a população pobre da região, composta por índios, mestiços, negros e brancos pobres, muitos dos quais viviam em cabanas (daí o nome “Cabanagem”), em condições de extrema miséria. Eles se rebelaram contra as elites locais, o governo central e a administração imperial, buscando melhorias sociais, políticas e econômicas. Portanto, a alternativa a) está correta.

Comentário sobre as outras opções:

b) Os grandes latifundiários, os integrantes do alto clero e os portugueses do reino: Esses grupos eram geralmente alvos da revolta, não seus participantes.

c) Os integrantes do clero regular e secular, os açorianos e portugueses do reino e uma camada de trabalhadores liberais: Não são os principais agentes da Cabanagem, que foi um movimento mais ligado às camadas mais pobres da população.

d) A elite sertaneja, os grandes e pequenos latifundiários, os integrantes do alto clero e uma massa de povos mestiços e tapuios: Esses grupos estavam mais alinhados com o status quo e eram frequentemente alvos da revolta, não seus participantes.

e) Os povos açorianos, os brasileiros do reino, os integrantes das elites oligárquicas, os indígenas e os mestiços: Não foram os principais participantes da Cabanagem, que foi liderada principalmente pela população mais pobre e marginalizada da região.

(ESA 2022) Após as primeiras expedições, os enviados da Coroa portuguesa perceberam que não seria possível obter aqui [no Brasil] lucros fáceis e imediatos (COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. p. 217) Qual foi o principal motivo que levou os colonizadores portugueses a entenderem que a exploração da colônia na América do Sul não seria fácil?


a) A incapacidade de utilizar a mão de obra indígena na nascente produção agrícola do café.

b) O alto custo do cativo africano que dificultava a utilização do trabalho escravo em larga escala no plantio da cana-de-açúcar.

c) A ação econômica e militar de nações europeias que não reconheciam o Tratado de Tordesilhas assinado entre Portugal e Espanha.

d) Os portugueses não encontraram jazidas de ouro como ocorrera em outras regiões da América do Sul, especialmente em áreas exploradas pelos espanhóis.

e) A escassa população portuguesa que inviabilizava uma imigração em número suficiente para colonizar o Brasil.

A ALTERNATIVA “D” ESTÁ CORRETA. Ao destacar que os portugueses não obtiveram “lucros fáceis e imediatos” no território  brasileiro, o texto destaca que não foram encontrados metais preciosos de imediato pelos colonos, o que representou um obstáculo aos seus interesses coloniais.

ATENÇÃO:Trata-se de uma questão de interpretação de texto, por isso a alternativa correta está diretamente relacionada ao trecho do enunciado.

Os portugueses perceberam que a exploração da colônia no Brasil não seria fácil principalmente devido à ausência de grandes depósitos de ouro, ao contrário do que ocorreu em outras regiões da América do Sul, como no caso das áreas exploradas pelos espanhóis. A busca por riquezas minerais foi um dos principais motivos que levaram os colonizadores a empreenderem expedições para o Novo Mundo. A falta de ouro em grande quantidade no Brasil tornou a exploração menos atrativa economicamente para os portugueses.

A alternativa A está incorreta. A cafeicultura foi introduzida no Brasil ao final do século XVIII, tornando-se o eixo econômico do território somente no século seguinte, a partir do sistema de plantation (monocultura, latifúndio e escravidão africana). Na época inicial da colonização, a produção agrícola estava mais voltada para produtos como a cana-de-açúcar e não para o café. Além disso, a utilização da mão de obra indígena foi uma prática comum, especialmente no trabalho nas plantações. 

A alternativa B está incorreta. A produção açucareira baseou-se na utilização da escravidão africana na maior parte dos engenhos do território brasileiro. Embora o custo do trabalho escravo africano fosse um fator a ser considerado, os portugueses encontraram meios de contornar essa dificuldade, e a escravidão africana foi amplamente utilizada na produção de cana-de-açúcar, especialmente nas regiões nordeste e sudeste do Brasil.

A alternativa C está incorreta. Embora as invasões estrangeiras no território brasileiro dificultassem a colonização portuguesa, o trecho do enunciado destaca a ausência de “lucros fáceis e imediatos”, ou seja, não foram encontrados metais preciosos de imediato pelos lusos. Embora houvesse disputas territoriais entre as nações europeias, o Tratado de Tordesilhas, que dividia as terras descobertas entre Portugal e Espanha, não foi o principal motivo para a dificuldade na exploração do Brasil pelos portugueses.

A alternativa E está incorreta. Apesar da escassez de colonos no território, a colonização baseou-se na escravidão de indígenas e africanos. Apesar de a população portuguesa ser relativamente pequena, os portugueses conseguiram colonizar o Brasil ao utilizar estratégias como o emprego de mão de obra indígena e africana, tornando a escassez de imigrantes menos determinante para a colonização.

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