O que cai na prova da ESA
Salve guerreiro, você está no lugar certo se a sua dúvida é sobre o que de fato cai na prova do concurso da Escola de Sargentos das Armas, a famosa prova da ESA. Pois bem, saiba que você não está sozinho e muitos candidatos nos procuram para saber isso.
Mas que bom que você está aqui, pois hoje iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o que cai na prova da ESA. Bora começar?
Como funciona o Concurso da ESA
Antes de falarmos sobre o conteúdo cobrado na prova da ESA, vamos falar um pouco sobre o concurso, principalmente para aqueles que ainda não o conhecem.
De forma bem resumida, até porque falamos sobre o concurso como um todo em outras postagens, o concurso da ESA é o único acesso à carreira de Sargento do Exército Brasileiro. O que isso significa?
Significa que se você tem o sonho de se tornar um Sargento do Exército, você precisa ser aprovado em todas as etapas do concurso, inclusive no curso de formação de sargentos.
O concurso é composto de várias etapas:
- Exame Intelectual
- Inspeção de Saúde
- Exame de Aptidão Física
- Comprovação dos requisitos para matrícula
- Heteroidentificação, se for o caso
- Exame Psicológico
Exame Intelectual
Enfim chegou o momento de falarmos sobre o que te trouxe até aqui, não é mesmo? O que cai na prova da ESA?
Como mencionamos anteriormente, o Exame Intelectual é a primeira etapa do concurso. Ele é composto de uma prova objetiva com 50 questões e mais uma redação.
A prova objetiva é dividida da seguinte forma:
- 14 Questões de Matemática
- 14 Questões de Português
- 12 Questões de História e Geografia (6 para cada)
- 10 Questões de Inglês
Conteúdo Programático
Para saber quais são os conteúdos que caem na prova, é necessário ler o edital, pois ele traz todas as informações sobre o concurso, sendo por isso, uma leitura obrigatória para todo candidato que deseja ser aprovado e esteja comprometido com esse objetivo.
Mas para facilitar a sua vida, vamos deixar disponível, logo aqui abaixo, um PDF contendo as informações que você precisa saber sobre o conteúdo cobrado na última prova da ESA. No entanto, quando o novo edital sair, não esqueça de ler, beleza?